- AÇÃO AFIRMATIVA: INCLUSÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Sérgio Pereira dos Santos (NEAB/UFES)
Este mini-curso abordará o contexto das ações Afirmativas no Brasil em sua
historicidade atrelada a mecanismos políticos e de luta do movimento negro contra
a exclusão e desigualdade étnico-racial e de classe na sociedade brasileira,
e, principalmente, na universidade. Considerará a plêiade do debate político,
econômico, acadêmico e ideológico que circunscreve as cotas nas universidades
no Brasil, tanto no estudo das relações raciais brasileira, como na imprensa.
Considerará a implementação das cotas étnico-raciais como instrumento legítimo de
luta pela educação, considerando-a como direito social dos grupos historicamente
apartados de princípios constituidores da emancipação social, da cidadania e dos
direitos humanos.
- GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Vanda Souza Lima (NEAB/UFES e PMV)
A proposta central deste mini-curso é discutir, a presença, na educação brasileira,
das diversidades culturais tornadas como necessidades curriculares.
Conforme Pierre Bordieau[1], para que sejam beneficiados os mais favorecidos e
desprotegidos os mais desfavorecidos, é imperioso e suficiente que a escola ignore
no conteúdo do ensino transmitido, nos métodos e técnicas de transmissão e nos
critérios de julgamento as desigualdades culturais entre as crianças. Para ele, a
igualdade formal que regula a prática pedagógica serve, na verdade, de máscara
e de justificativa à indiferença para com as desigualdades reais diante do ensino e
diante da cultura ensinada ou, mais exatamente, exigida.
Tais idéias mostram a seriedade de se buscarem modos diferenciados de
organização da escola e introdução de conteúdos e métodos de ensino que, além
de favorecer o conhecimento de outras realidades culturais, presentes em nossa
sociedade, promovam a construção de valores assentados em princípios éticos de
respeito às diferenças étnico-raciais e de gênero.
[1] Citado por Philippe Perrenoud no livro Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. São Paulo:
Artes Médicas, 2000, p. 25.
- O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Amauri Mendes Pereira
Visão introdutória da anterioridade africana; o tráfico Atlântico, o colonialismo
e a descolonização - discussão historiográfica e novas metodologias de
pesquisa. A formação da diáspora africana nas Américas e a escravidão no
Brasil. Apontamentos sobre a situação pós-colonial em África e os desafios da
contemporaneidade. O tardio ensino de História da África no Brasil e a necessidade
de uma lei -- causas e consequências. Uma história da lei e dos Agentes de
Implementação da Lei. Perspectivas da pesquisa historiográfica e do ensino da
História da África e da História e Cultura Afro-brasileira.
- LEI 10.639 E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA E AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Maria das dores S. Silva e Tarcísio Glauco Silva (UEMG/FAVALE)
- AFRO ARTE E MATEMÁTICA.
Henrique Cunha Junior (UFC)
Valores sociais dos povos africanos. Geometrização da Arte. Os conceitos da
arte islamica na Africa. A geometrização e o teorema do triangula retangulo. As
geometrias fractais. A geometrização africana na arte brasileira. O usa da arte nas
aulas de matematica.
- SEMENTES CRIOULAS – PRÁTICAS TRADICIONAIS
Olindina Serafim (NEAB/UFES e SEADH/ES)
Abordagem da relação das comunidades quilombolas com a natureza, a importância
dos critérios de uso coletivo da terra e recursos naturais tendo como base a
solidariedade e partilha. A utilização das sementes crioulas, pelo agricultor de
comunidades tradicionais.
utilização de sementes; Aspectos culturais relevantes da cultura de sementes.
Armazenamento, aperfeiçoamento, adaptação e
- RAIZ FORTE (questões sobre a estética afro-brasileira)
Charlene Bicalho (ES)
- METODOLOGIAS DE PESQUISA PARA ESTUDOS EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS.
Patrícia Gomes Rufino Andrade (NEAB/UFES)
Visa trabalhar metodologias de pesquisa observando o estudo das relações
etnicorraciais, trazendo os principais conceitos abordados nos trabalhos, bem como
sugestões, propostas , abordagens realizadas por pesquisadores da temática.
- A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.
Alcemi Almeida de Barros (UFES/GESAN/CONSEA-ES)
Direito Humano à Alimentação Adequada. Segurança Alimentar e Nutricional.
Decreto nº 6.040/2007. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Plano Nacional de Segurança (PLANSAN). Marcos Legais. Diretrizes do PLANSAN
relacionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais.
– NZO TUMBANSI – UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ CONGO-ANGOLA NA
GRANDE SELVA DE PEDRA.
Taata Nganga Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno (Instituto Latino
Americano de Tradições Afro Bantu – ILABANTU /SP)
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATRIZ AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gustavo Forde (PPGE/UFES)
O mini-curso visa discutir alguns registros do legado científico e tecnológico de
matriz africana, articulando-os como possibilidades de ensino nas diversas áreas de
conhecimentos nos currículos escolares da educação básica.