segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mini Cursos Aprovados

Mini Cursos Aprovados Para o V Seminário Nacional de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras:



- AÇÃO AFIRMATIVA: INCLUSÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Sérgio Pereira dos Santos (NEAB/UFES)

Este mini-curso abordará o contexto das ações Afirmativas no Brasil em sua

historicidade atrelada a mecanismos políticos e de luta do movimento negro contra

a exclusão e desigualdade étnico-racial e de classe na sociedade brasileira,

e, principalmente, na universidade. Considerará a plêiade do debate político,

econômico, acadêmico e ideológico que circunscreve as cotas nas universidades

no Brasil, tanto no estudo das relações raciais brasileira, como na imprensa.

Considerará a implementação das cotas étnico-raciais como instrumento legítimo de

luta pela educação, considerando-a como direito social dos grupos historicamente

apartados de princípios constituidores da emancipação social, da cidadania e dos

direitos humanos.



 - GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Vanda Souza Lima (NEAB/UFES e PMV)

A proposta central deste mini-curso é discutir, a presença, na educação brasileira,

das diversidades culturais tornadas como necessidades curriculares.

Conforme Pierre Bordieau[1], para que sejam beneficiados os mais favorecidos e

desprotegidos os mais desfavorecidos, é imperioso e suficiente que a escola ignore

no conteúdo do ensino transmitido, nos métodos e técnicas de transmissão e nos

critérios de julgamento as desigualdades culturais entre as crianças. Para ele, a

igualdade formal que regula a prática pedagógica serve, na verdade, de máscara

e de justificativa à indiferença para com as desigualdades reais diante do ensino e

diante da cultura ensinada ou, mais exatamente, exigida.

Tais idéias mostram a seriedade de se buscarem modos diferenciados de

organização da escola e introdução de conteúdos e métodos de ensino que, além

de favorecer o conhecimento de outras realidades culturais, presentes em nossa

sociedade, promovam a construção de valores assentados em princípios éticos de

respeito às diferenças étnico-raciais e de gênero.

Palavras - chave: Gênero - Educação - Relações étnico-raciais.

[1] Citado por Philippe Perrenoud no livro Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. São Paulo:

Artes Médicas, 2000, p. 25.


- O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Amauri Mendes Pereira

Visão introdutória da anterioridade africana; o tráfico Atlântico, o colonialismo

e a descolonização - discussão historiográfica e novas metodologias de

pesquisa. A formação da diáspora africana nas Américas e a escravidão no

Brasil. Apontamentos sobre a situação pós-colonial em África e os desafios da

contemporaneidade. O tardio ensino de História da África no Brasil e a necessidade

de uma lei -- causas e consequências. Uma história da lei e dos Agentes de

Implementação da Lei. Perspectivas da pesquisa historiográfica e do ensino da

História da África e da História e Cultura Afro-brasileira.



- LEI 10.639 E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA E AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Maria das dores S. Silva e Tarcísio Glauco Silva (UEMG/FAVALE)


- AFRO ARTE E MATEMÁTICA.

Henrique Cunha Junior (UFC)

Valores sociais dos povos africanos. Geometrização da Arte. Os conceitos da

arte islamica na Africa. A geometrização e o teorema do triangula retangulo. As

geometrias fractais. A geometrização africana na arte brasileira. O usa da arte nas

aulas de matematica.


- SEMENTES CRIOULAS – PRÁTICAS TRADICIONAIS

Olindina Serafim (NEAB/UFES e SEADH/ES)

Abordagem da relação das comunidades quilombolas com a natureza, a importância

dos critérios de uso coletivo da terra e recursos naturais tendo como base a

solidariedade e partilha. A utilização das sementes crioulas, pelo agricultor de

comunidades tradicionais.

utilização de sementes; Aspectos culturais relevantes da cultura de sementes.

Armazenamento, aperfeiçoamento, adaptação e


- RAIZ FORTE (questões sobre a estética afro-brasileira)

Charlene Bicalho (ES)


- METODOLOGIAS DE PESQUISA PARA ESTUDOS EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS.

Patrícia Gomes Rufino Andrade (NEAB/UFES)

Visa trabalhar metodologias de pesquisa observando o estudo das relações
etnicorraciais, trazendo os principais conceitos abordados nos trabalhos, bem como
sugestões, propostas , abordagens realizadas por pesquisadores da temática.

- A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.

Alcemi Almeida de Barros (UFES/GESAN/CONSEA-ES)

Direito Humano à Alimentação Adequada. Segurança Alimentar e Nutricional.

Decreto nº 6.040/2007. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Plano Nacional de Segurança (PLANSAN). Marcos Legais. Diretrizes do PLANSAN

relacionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais.


NZO TUMBANSI – UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ CONGO-ANGOLA NA

GRANDE SELVA DE PEDRA.

Taata Nganga Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno (Instituto Latino
Americano de Tradições Afro Bantu – ILABANTU /SP)


- CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATRIZ AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Gustavo Forde (PPGE/UFES)

O mini-curso visa discutir alguns registros do legado científico e tecnológico de

matriz africana, articulando-os como possibilidades de ensino nas diversas áreas de

conhecimentos nos currículos escolares da educação básica.

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