terça-feira, 22 de setembro de 2009

50 anos do CEAO.

Inscrição para a participação do Colóquio dos 50 anos do CEAO - Centro de Estudos Afro-orientais.

APRESENTAÇÃO

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) é um órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia voltado para o estudo, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiáticas. Foi criado em 1959, em um momento de efervescência política e cultural, no qual o Brasil inaugurava uma política de presença diplomática e cultural na jovem África que se libertava do colonialismo. Coube a um humanista português, o Professor Agostinho Silva, a iniciativa da criação do CEAO, que foi então concebido como um canal de diálogo entre a universidade e a comunidade afro-brasileira, por um lado, e entre o Brasil e os países africanos e asiáticos, por outro. A manutenção desta tradição é o traço que o identifica no presente e que orienta a sua ação para o futuro.
O Conselho Deliberativo é formado pelo Diretor do Ceao, Diretor da FFCH, representantes do Reitor, dos funcionários, do Instituto de Letras e do Instituto de Geociências.

COMPÕEM O CEAO:
· Museu Afro-Brasileiro
· Biblioteca do CEAO
· Livraria Afro-Oriental, gerida pela Editora da UFBA
Núcleo de Educação para a Cidadania, em parceria com o CEAFRO - Profissionalização para a Cidadania, voltado para a formação de jovens e adolescentes afro-descendentes,· Auditório Agostinho Silva
· Núcleo Administrativo, de Pesquisa e de Extensão.

O Ceao também abriga o PosAfro - Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos.

ATIVIDADES

O CEAO promove e organiza eventos voltados para a comunidade negra, bem como possibilita a realização de eventos comunitários. Os mais freqüentes tipos de eventos são:
· Cursos, seminários e conferências organizados por entidades culturais;
· Reuniões e assembléias de associações e organizações da comunidade negra;
· Celebrações, recepções e solenidades envolvendo representações de países africanos e organizações da comunidade negra;
· Lançamento de livros, revistas e CD´s de intelectuais e artistas negros.
A realização de eventos depende de pauta a ser previamente confirmada.

Para efetuar a sua inscrição no Colóquio comemorativo dos 50 anos do CEAO faça o download da ficha de inscrição (arquivo em Word), preencha a ficha e, em seguida, envie para o email ceao@ufba.br. Voce receberá uma mensagem confirmando que a sua inscrição foi efetuada e receberá o material na Abertura do Colóquio, que ocorrerá no dia 29 de setembro. às 15 horas, na Faculdade de Medicina da Bahia (UFBa), situada no Terreiro de Jesus, Centro Histórico. Maiores informações podem obtidas nos telefones 32835501 e 32835502. Aproveite e tenha acesso no site à livros e videos disponibilizados na página através do link a seguir:

http://www.ceao.ufba.br/2007/livrosvideos.php




Colóquio descutirá o Museu do Negro Capixaba, participe!

Reis Quitumbis - Culturas Quilombolas do Sapê do Norte.