quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vargem Alegre vai sediar encontro estadual de jongos e caxambus.





Durante o encontro participarão doze grupos, sendo dois deles cachoeirenses e reconhecidos como patrimônios da cultura nacional.

Pela primeira vez, todos os grupos folclóricos de jongo e caxambu em atividade no Espírito Santo vão ter a oportunidade de se encontrar para trocar experiências e discutir os rumos dessas manifestações da cultura popular no Estado. Acontece nos próximos sábado e domingo (dias 3 e 4), na localidade de Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, o 1º Encontro Capixaba de Jongos e Caxambus. Criado pela prefeitura, o evento vai reunir 12 grupos de oito municípios.

Durante o encontro, que vai ser aberto a toda população, vão ser promovidas oficinas para as lideranças dos grupos, apresentações folclóricas e reflexões sobre as atuais condições dessas expressões culturais. “Nosso objetivo, para além da confraternização, é pensar políticas públicas de apoio e fortalecimento para os jongos e caxambus capixabas. Discutir estratégias de gestão desse nosso patrimônio cultural”, explica o diretor de artes da prefeitura, Genildo Hautequestt Filho.

Participam do evento os grupos dos municípios de Cachoeiro, São Mateus, Conceição da Barra, Itapemirim, Presidente Kennedy, Alegre, Muqui e Jerônimo Monteiro. Cada um deles vai levar à Vargem Alegre 30 de seus componentes. Representantes de grupos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, todos registrados como patrimônio cultural nacional, também confirmaram presença no encontro.

Para realizar o evento em Vargem Alegre, a Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Semac) formulou o projeto e buscou parcerias. São parceiros da prefeitura nesse encontro a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim.

“Graças a essas parcerias, vamos conseguir concretizar o que idealizamos. Esperamos que esse encontro seja uma vitrine para essas manifestações e sirva de incentivo para que as comunidades de jongueiros lutem para mantê-las vivas”, ressalta a secretária de Arte e Cultura, Cristiane Fagundes.

Cachoeiro tem dois caxambus reconhecidos como patrimônios da cultura nacional
O caxambu e o jongo são manifestações culturais afrobrasileiras reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial, em 2005.No Brasil, elas surgiram nas senzalas, no período colonial. Seus participantes dançam e cantam rimas em torno de uma fogueira, ao som de palmas e tambores, chamados caxambus, que são feitos pelos próprios membros dos grupos. Os versos cantados remetem ao tempo da escravidão e também retratam o cotidiano.

Dois dos caxambus de Cachoeiro, que vão marcar presença no encontro dos dias 3 e 4 de outubro, foram declarados patrimônio cultural nacional pelo Iphan, no ano passado. São eles o Caxambu Santa Cruz, de Monte Alegre, e o Caxambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre, comunidade quilombola, onde acontece o evento.
Durante o encontro, serão certificados outros grupos do Estado. Entre eles, o Caxambu de Dona Isolina, do bairro Zumbi, de Cachoeiro.

Como chegar,

Vargem Alegre é uma localidade do distrito de São Vicente. Fica a 30 quilômetros da sede de Cachoeiro. O acesso é pela BR-482, a rodovia que liga Cachoeiro ao município de Alegre. Para facilitar a chegada de visitantes à comunidade quilombola, o percurso vai ter sinalização especial, disponibilizada para o 1º Encontro Capixaba de Jongos e Caxambus.

Confira a programação do 1º Encontro Capixaba de Jongos e Caxambus, em Vargem Alegre:

Sábado (3)

14h – Oficina de Liderança (1º Módulo)15h30 – Café com Prosa16h – Oficina de Liderança (2º Módulo)18 às 22h – Jantar19h – Apresentação dos grupos de Jongo e Caxambu .

Domingo (4)

8h – Missa na Capela São Sebastião 9h30 – Reunião de lideranças11h30 – Almoço/Encerramento - entrega de certificados de participação.


DIVULGANDO o documentário Negros, de Mônica Simões.



Programação da V Mostra Produção Independente - Cinema em Negro & Negro