sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ufes assina protocolo de intenções para projetos sociais

Enriquecer o imaginário para construção da subjetividade, promoção da ética e da aproximação solidária entre as pessoas”. Esse é o norte que guia o programa Fazer Brasil, cuja missão é promover a cidadania entre jovens em situação de risco aproximando-os do esporte e da arte. Nesta última terça-feira, dia 15 de fevereiro, o reitor da Ufes, Rubens Rasseli, reuniu-se com representantes de organizações públicas e privadas para iniciarem a solenidade que culminou na assinatura coletiva do protocolo de intenções do programa, no qual se comprometem a trilhar nesse caminho. O dever da universidade para com o bem estar social foi reforçado nessa tarde.

O Fazer Brasil parte do pressuposto de que as investidas agressivas da administração pública, representadas pela atuação das polícias e pelo aumento progressivo da população carcerária, jamais serão capazes de solucionar dignamente a questão da violência enquanto a sociedade e o poder público não se voltarem para as populações de risco com olhar e atitudes humanizadores e, pelo contrário, incorrem no risco de colaborarem com a marginalização da pobreza, uma tendência perigosa que se alastra em nosso país. Na contramão dessas posturas, o programa no qual a Ufes se insere pretende desenvolver atividades que promovam a arte, o esporte e a consciência social como forma de atrair o jovem capixaba para a dignidade que lhe é devida. O foco do projeto são jovens de 10 a 21 anos, moradores de regiões carentes.

Entre as principais inciativas do Fazer Brasil estão o ensino de música, artes plásticas, futebol, poesia, além dos cursos de Justiça Restaurativa, a serem implantados em áreas de risco da Grande Vitória com o auxílio da Ufes. Também participam do projeto as instituições de ensino Faculdade Estácio de Sá e Faculdade de Música do Espírito Santo, além de contarem com o apoio do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo, da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

Fonte: Site UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário